This post is also available in: English
Já são conhecidos os vencedores da primeira edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça.
Rita Sá, estilista de Barcelos, venceu a categoria Moda com o projeto “Telhados de Vidro”, um prolongamento da sua coleção Outono/Inverno de 2018/2019. A estilista sugeriu transformar os tradicionais sacos descartáveis de material poluente num objeto de valor, através da utilização de um recurso natural, renovável e sustentável que não traga impactos negativos para o ambiente, a cortiça.
Já a designer coruchense Lia Galvão venceu a categoria Design e Novos Produtos de Cortiça com o projeto “O Talego”. A ideia de Lia Galvão consiste na criação de uma marca de design portuguesa, a Talego Design, que vem redesenhar o artesanato regional do Alentejo e Ribatejo, conferindo um ar mais contemporâneo a peças dos nossos antepassados, sem deixar de recorrer a materiais naturais.
Na categoria Turismo e Visitação o projeto vencedor foi “À Sombra de Um Chaparro” das arquitetas Joana Guerreiro, de Odemira, e Clara Vale, do Porto. A proposta consiste na materialização em cortiça de plataformas flutuantes colocadas ao dispor do público em rios e albufeiras, com um chaparro plantado no centro simbolizando a ligação ancestral com o sobreiro.