Município de Coruche estabelece protocolo com a Quercus no âmbito do projeto Green Cork e celebra primeiros contratos de adesão à marca “Montado de Sobro e Cortiça”.

This post is also available in: English

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebeu hoje a assinatura do protocolo de cooperação entre a Quercus e o Município de Coruche, no âmbito do projeto “Green Cork”, que visa a recolha para reciclagem, sem custos adicionais, dos cerca de 300 milhões de rolhas de cortiça que todos os anos entram no mercado português, o que possibilita que as verbas sejam destinadas à plantação de árvores através do projeto “Floresta Comum”. No seguimento deste acordo, compete ao município criar pontos de recolha das rolhas de cortiça, acessíveis ao público em geral, e assegurar o respetivo transporte para as suas instalações.

O projeto “Green Cork”, dinamizado pela Quercus e pela Amorim, foi implementado em 2008 e junta vários parceiros nacionais, com destaque para o Continente, bem como diversas escolas, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente têm ajudado a tornar este projeto um caso de sucesso. A valorização económica da cortiça, nas suas diversas aplicações, permite a conservação do Montado de Sobro, um dos habitats com maior biodiversidade da Europa, e de uma cultura rural e tradicional portuguesa ligada a este sistema agrossilvipastoril. Desde o início do projeto, já foram distribuídas e plantadas cerca de 828 mil árvores, resultado da recolha e reciclagem de cerca de 380 toneladas de rolhas de cortiça.

Durante a cerimónia foi, ainda, celebrada a assinatura dos primeiros contratos de adesão à marca “Montado de Sobro e Cortiça”, no âmbito da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”. Esta marca pretende crescer e incluir todos aqueles que, de alguma forma, contribuam para o crescimento económico ou para o desenvolvimento do território do Montado de Sobro e Cortiça, como parte integrante da mesma. Todos os produtores ou prestadores de serviços que criem/utilizem produtos endógenos do Montado de Sobro e Cortiça ou que valorizem os recursos do espaço natural do montado e que pertençam ao território de intervenção podem aderir à marca, sendo que essa adesão traz várias vantagens, tais como a utilização do selo da marca, a participação em ações de promoção da região e o acesso a contactos de outros parceiros.

Até à data, aderiram à marca sete entidades: Artifícios, Black Pig Gin, Entre Meios, Jacinto Rodrigues, Juncus, Montado e Sabores de Coruche, pertencentes aos ramos do artesanato, bebidas espirituosas, mel, malas e produtos de marroquinaria e restauração.

Menu