Processo de classificação da “Tiragem de cortiça no concelho de Coruche” como Património Cultural Imaterial está em fase de consulta pública

O processo que visa colocar a “Tiragem de cortiça no concelho de Coruche” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, está cada vez mais próximo de se concretizar, estando neste momento em fase de consulta pública.

O descortiçamento é o processo de “extração da casca aos sobreiros” e representa o início do ciclo de vida da cortiça. Este realiza-se durante a fase mais ativa do crescimento da cortiça, que normalmente ocorre entre meados de maio até ao fim de agosto.

Recorde-se que este foi um processo remetido à Direção-Geral do Património Cultural pela Câmara Municipal de Coruche, entidade líder da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, em 13 de junho de 2018.

O período de consulta pública termina a 15 de outubro de 2021, sendo que a Direcção-Geral do Património Cultural decide sobre o pedido de inventariação da manifestação “tiragem da Cortiça no concelho de Coruche” no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública. A validação desta classificação, permitirá posteriormente uma candidatura desta arte a Património Cultural da Humanidade.

A publicação em Diário da Repúlica pode ser consultada (aqui).

 

Menu