Foi apresentado no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, o livro e o passaporte “Um território a descobrir – Montado de Sobro e Cortiça” como parte da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de sobro e cortiça”, liderada pelo Município de Coruche, que atualmente representa um vasto território composto por 27 municípios.
O livro “Um território a descobrir” pretende enaltecer o que cada município parceiro tem para oferecer na ótica do turismo, criação de riqueza e valorização das gentes destes territórios de baixa densidade. Este livro foi escrito com o intuito de maximizar o desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural. Por sua vez, e como complemento, o Passaporte é um projeto que parte de uma ideia simples, mas dinâmica e, essencialmente, muito prática – apelar à visita e carimbo nos diversos municípios pertencentes ao projeto.
Na sessão de apresentação, Fernando Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, entidade que lidera a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de sobro e cortiça”, considerou que o projeto pretende “alavancar todo o território do montado de sobro, tornando-o melhor para viver, mais atrativo e competitivo para investir e diferenciado dos restantes recursos turísticos. Este livro representa o que cada município parceiro tem para oferecer na otica da visitação, criação de riqueza e valorização das gentes destes territórios de baixa densidade, ambicionando a maximização do desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural”.
No livro “Montado de sobro e cortiça” pode encontrar-se informação sobre os concelhos de Coruche, Benavente, Almeirim, Chamusca, Gavião, Portalegre, Crato, Fronteira, Avis, Ponte de Sor, Mora, Sousel, Estremoz, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Évora, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Portel, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Vendas Novas.