Na tarde desta quinta-feira, 25 de maio, o Congresso de Encerramento do PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” 2021-2023, que está a ser realizado no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, realizou o Painel II, relacionado com a Investigação Suberícola, sob o tema “Resultados para a Gestão”.
Com organização da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça e FILCORK, este painel teve início às 14h30 com a receção dos participantes, que se reuniram ansiosos para obter insights sobre os avanços recentes na área suberícola. A primeira apresentação ocorreu às 14h45 e foi conduzida pelo CCSC, com o projeto “Mais e Melhor Montado”
Em seguida, às 15h00, Helena Martins do ICNF e Inês Barracha da AFLOSOR partilharam informações valiosas sobre a monitorização do plátipo em Portugal e na região do Alentejo. A palestra abordou a situação atual dessa espécie e as medidas em curso para sua proteção.
Às 15h20, foi a vez de Conceição Santos Silva, representante da UNAC, apresentar o UNDERCORK e os passos que foram dados no conhecimento da cobrilha da cortiça.
Logo em seguida, Maria Bastidas, da ADPM, subiu ao palco às 15h35 para discutir o projeto LIFE MONTADO – ADAPT. A apresentação focou-se nas medidas de gestão dos montados para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Às 15h50, Filipe Silva, também da ADPM, partilhou informações sobre o projeto LIFE DESERT – ADAPT, que visa implementar medidas de gestão do pastoreio para enfrentar as alterações climáticas.
Após as apresentações, foi realizada uma mesa-redonda sobre o Programa Nacional Sobreiro com coordenação de FILCORK, seguindo-se as conclusões deste II Painel.
Assista ao vídeo completo de seguida: